5 erros que te impedem de fazer o melhor American Barbecue

22/06/2023 Capa do blog com o título: 5 erros que te impedem de fazer o melhor American Barbecue

O QUE PODE ESTAR IMPEDINDO VOCÊ DE FAZER O MELHOR AMERICAN BARBECUE

Para se aprofundar nos segredos do legítimo American Barbecue, contamos com as valiosas dicas de André Dias, um dos maiores especialistas do assunto no Brasil e criador do canal do Youtube BBQ em Casa. Confira os erros mais comuns que podem estar prejudicando a sua experiência com o American Barbecue. E se quiser saber ainda mais, confira o link no final do post!

1. Você usa tempero de baixa qualidade


Para criar carnes de sabor inigualável, é fundamental utilizar temperos de alta qualidade, com ingredientes puros e selecionados. Lembre-se de que cada tipo de carne harmoniza melhor com um tempero específico, potencializando o sabor para quem provar.

É essencial então entender a composição dos temperos, a origem dos ingredientes e o impacto que eles podem ter no perfil de sabor da carne. As ervas e especiarias, por exemplo, podem trazer notas de sabor exóticas ou familiares, podendo realçar a suculência da carne ou adicionar um toque agridoce. Da mesma forma, um bom tempero pode balancear a riqueza da carne com um toque de frescor ou de picância. Portanto, experimentar e aprender sobre diferentes tipos de temperos é uma parte crucial para atingir a perfeição no American Barbecue.

2. Você não controla a temperatura

Uma característica marcante do American Barbecue é a precisão na defumação das carnes em temperaturas exatas e controladas. Dessa forma, sem um controle de temperatura eficaz, você não conseguirá alcançar o ponto ideal da carne, com sua perfeita maciez, suculência e sabor.

Dominar o controle de temperatura é, sobretudo, uma verdadeira arte no American Barbecue. É uma habilidade que vai além de simplesmente adicionar mais lenha, pois envolve compreender como a chama interage com a carne, como as correntes de ar dentro da pit smoker afetam a distribuição de calor, e até mesmo como as condições climáticas do dia podem influenciar o processo de defumação.

Na Metávila, você encontra equipamentos que possuem a característica de manter a temperatura desejada estável, conheça a MTA16 e a MTA20, com toda a certeza uma delas será perfeita para você!

3. Você queima qualquer lenha


A lenha usada para fazer o Barbecue não pode ser qualquer uma, já que há certos tipos de lenhas que não são apropriados para a defumação. As lenhas frutíferas, por exemplo, são excelentes opções para defumar suas carnes, e existem vários tipos entre os quais escolher:

LENHA CARACTERÍSTICAS
MACIEIRA Amplamente utilizada no churrasco americano. Ela produz uma fumaça suave, doce e frutada, como resultado confere um sabor adocicado nos alimentos defumados.
CEREJEIRA A lenha de cerejeira também é popular para defumação. Ela proporciona uma fumaça leve e frutada, com um sabor suave e levemente adocicado.
NOGUEIRA A lenha de nogueira tem um sabor rico e suave, com uma fumaça moderada. Ela é frequentemente usada em combinação com outras lenhas para adicionar profundidade ao sabor.
PECÃ A lenha de pecã é semelhante à nogueira em termos de sabor, mas tem um toque mais doce e pronunciado. Dessa forma ela adiciona um sabor rico e amanteigado aos alimentos defumados.
CEREJEIRA SELVAGEM A lenha de cerejeira selvagem é conhecida por produzir uma fumaça mais intensa do que a cerejeira comum, portanto ela confere um sabor doce, frutado e levemente amargo aos alimentos.
AMEIXEIRA A lenha de ameixeira é usada para defumar carnes, aves e peixes, pois ela cria uma fumaça suave e adocicada, com um sabor delicado e levemente floral.
PESSEGUEIRO A lenha de pessegueiro tem uma fumaça suave e doce, que proporciona um sabor frutado e leve às carnes defumadas.
LARANJEIRA A lenha de laranjeira é amplamente utilizada em churrascos de estilo sulista nos Estados Unidos. Ela produz uma fumaça perfumada e cítrica, conferindo um sabor brilhante e refrescante aos alimentos.

4. Seu molho é doce demais

A verdade é que a acidez ajuda a despertar o paladar e provocar a salivação, portanto abandonar os molhos prontos, muitas vezes excessivamente doces, e fazer o seu próprio molho Barbecue é uma decisão que trará mais qualidade e o verdadeiro sabor do Texas ao seu prato. No canal BBQ em Casa você encontra vídeos onde o André ensina a fazer várias receitas de molho Barbecue.

5. Você não é confiante

Infelizmente, existem muitas informações equivocadas por aí, ao passo que acaba minando a sua confiança e deixando muitas questões em aberto. Para ganhar segurança e dominar todas as técnicas, confira o curso de American Barbecue oferecido pelo André e comece sua jornada para preparar o melhor American Barbecue!


CLIQUE AQUI E CONHEÇA O CURSO TEXAS BARBECUE