Dicas para escolher a churrasqueira certa para sua casa

22/02/2023 Imagem com três tipos de churrasqueiras com os dizeres: Como escolher a churrasqueira certa para a sua casa

Ainda tem dúvidas para escolher a churrasqueira perfeita? Nós vamos te ajudar!

Escolher a churrasqueira ideal para a sua casa pode levar a várias perguntas, incluindo dúvidas sobre qualidade, instalação e uso. Mas não se preocupe, separamos três opções para te ajudar a tomar a melhor decisão. Confira:

Considere uma churrasqueira metálica de parede


Se você está buscando praticidade e o seu espaço permite uma instalação, a churrasqueira metálica de parede pode ser a escolha perfeita! Fabricada em aço carbono e revestida internamente com plaquetas refratárias, este tipo de churrasqueira concentra o calor na caixa de queima, o que aumenta a eficiência do carvão. Além disso, sua instalação é bastante simples, tornando-a uma opção bastante prática e durável.

Explore o mundo do American Barbecue com um Pit Smoker


Se você é um entusiasta do churrasco e adora o sabor defumado que só um verdadeiro barbecue pode oferecer, então um Pit Smoker é para você! Este tipo de churrasqueira permite um controle preciso da temperatura, o que faz dela a escolha ideal para quem leva o churrasco a sério. Além disso, os Pit Smokers são versáteis, permitindo que você asse, grelhe e defume sua carne à perfeição.

As Pit Smokers ou churrasqueiras de defumação são lembradas pelo compartimento separado – caixa lateral conhecida por “firebox” – para que o fogo seja feito ali com lenhas frutíferas, pois o que vai entrar em contato com o alimento que estiver na grelha é somente a fumaça, por isso, defumação.

Normalmente o tempo de preparo e de cocção de uma churrasqueira defumadora é mais alto. Como as Pit Smoker usam somente a caloria da fumaça para assar os alimentos, o tempo de cocção pode levar horas. Para uma defumação a quente padrão, a temperatura utilizada varia entre 100 e 150ºC. Sendo assim, dependendo da espessura da proteína ou da receita, o churrasco pode levar até 12 horas para ficar pronto. Mas não se assuste, há diversas receitas que podem ser feitas em 1 hora ou até menos!

Aprecie o estilo argentino e uruguaio com uma Parrilla


Se o seu objetivo é fazer um autêntico churrasco argentino, então você precisa de uma Parrilla. Este tipo de churrasqueira, muito popular na Argentina e no Uruguai, é conhecido por sua grelha ajustável, que permite controlar a distância entre a carne e o calor. Isso proporciona um controle de temperatura mais preciso, garantindo um cozimento perfeito para todos os tipos de carne.

Entretanto, é importante notar as sutis diferenças entre a Parrilla uruguaia e a argentina. Enquanto a grelha argentina possui barras em forma de V que direcionam a gordura para um recipiente, evitando que as chamas atinjam diretamente a carne, a grelha uruguaia é caracterizada por sua grade tubular. Isso permite que a gordura pingue diretamente no braseiro, produzindo uma fumaça que confere um sabor único à carne.

Quanto aos cortes de carne, na Argentina os mais tradicionais para serem preparados na Parrilla são o Asado de Tira (costelas curtas), o Vacio (fraldinha) e o Bife de Chorizo (contrafilé). Já no Uruguai, além dos cortes tradicionais, é bastante comum o uso de linguiças, como a Morcilla Dulce e a Morcilla Salada. Independentemente da escolha do corte, a Parrilla proporciona um método de cocção que realça o sabor autêntico da carne, resultando em um churrasco inesquecível.


Seja qual for a sua escolha, conte com a Metávila para adquirir uma churrasqueira de qualidade ideal para o seu espaço!