5 diferenças entre a churrasqueira a bafo e a de defumação

24/11/2023 5 Diferenças entre churrasqueria a bafo e de defumação

5 Diferenças Entre a Churrasqueira de Defumação e a Churrasqueira a Bafo

Diferenças entre churrasqueira a bafo e de defumação

Existem diferentes tipos de churrasqueiras, e compreender suas diferenças é crucial para uma escolha mais assertiva, alinhada às suas preferências e necessidades. Embora muitas vezes confundidas, a churrasqueira de defumação e a churrasqueira a bafo diferem em vários aspectos. Vamos explorar agora as principais diferenças entre a churrasqueira de defumação e o modelo a bafo. Continue a leitura para saber mais!

1. O Fogo

O fogo na churrasqueira a bafo é diferente

A diferença fundamental entre a churrasqueira de defumação, também conhecida como pit smoker, e a churrasqueira a bafo está na forma como o fogo é utilizado. Na churrasqueira de defumação, o fogo nunca toca diretamente o alimento, pois a cocção ocorre através do calor da fumaça. Por outro lado, em churrasqueiras a bafo, o fogo situa-se diretamente abaixo da grelha.

2. Tempo de Preparo

As Pit Smokers geralmente exigem um tempo de cocção mais prolongado em comparação com as churrasqueiras a bafo. O uso exclusivo do calor da fumaça para assar alimentos nas Pit Smokers pode demandar várias horas, enquanto as churrasqueiras a bafo, com seu calor direto, aceleram significativamente esse processo. Entenda mais sobre a defumação e o american barbecue no post que preparamos sobre isso, clique aqui!

3. A Tampa

O sabor da churrasqueira a bafo é diferente da pit smoker

Embora ambas possuam tampas, as Pit Smokers necessitam de uma vedação maior em comparação às churrasqueiras a bafo. Isso ocorre porque é essencial manter a fumaça dentro de todo o corpo da churrasqueira para um processo de defumação eficaz. A Pit Smoker MTA16 da Metávila se destaca por ter um excelente isolamento, permitindo com que a fumaça realize todo o reverse flow, conferindo o sabor defumado perfeito ao assado!

4. Sabor

As Pit Smokers são projetadas para conferir um sabor defumado mais intenso nos alimentos, enquanto as churrasqueiras a bafo tendem a oferecer apenas um leve toque defumado. De fato, a churrasqueira a bafo pode ser comparada a uma grelha comum, com a ajuda da tampa e fechamento para acelerar o tempo do assado.

5. Combustível

Para defumadoras, o uso de lenha frutífera é essencial, influenciando diretamente no sabor e na umidade da proteína. Já as churrasqueiras a bafo são mais flexíveis quanto ao tipo de combustível, cada churrasqueira pode ser projetada para um tipo de combustível, as mais comum utilizam carvão, mas há modelos a lenha, ou até mesmo a gás.

Na Metávila, oferecemos churrasqueiras de defumação de alto padrão, ideais para uso doméstico ou em negócios, como deliverys e restaurantes. Além disso, confira também nosso catálogo completo de produtos, com insertos, churrasqueiras, fogões a lenha, fornos de pizza e mais! Em caso de dúvidas ou mais informações, nossa equipe está à sua disposição.